Home Acima Comentários Conteúdo Pesquisar

Conceitos Gerais
Acima Conceitos Gerais Anatomia Fisiologia gestação Placentação Diag. Gestação Pat. Gestação 1 Pat. Gestação 2 Disturbio Metabólico Abortamento Mecanismo Parto Parto Normal Estática fetal Distocias Ovario Hist. Cesareana Vacas Fetotomia Cesarea Pq. Animais Neonatologia Equina Neonat. Cães e Gatos Uso de Medicamentos Puerpério Puerpério patologico BIBLIOGRAFIA

 

Obstetrícia – Obs = adiante; stare = manter-se

Tocologia – Tokos = parto, logos = estudo

A Obstetrícia veterinária é dividida em :

  • Estudo Clínico da gestação

  • Diagnóstico da Gestação

  • Patologia da Gestação

  • Parto

  • Patologia do Parto

  • Operações Obstétricas

  • Puerpério

  • Patologia do puerpério

  • Neonatologia

Parto Eutócico:  Eutocia – eu = bom        tokos= parto

Parto Distócico: Distocia – Dis = dificuldade

PELVIMETRIA 

A pelvimetria é a mensuração direta ou indireta da pelve.

O principal obstáculo para a passagem do feto no momento do parto é representado pelo estreito anterior da pelve.

A pelvimetria tem como finalidade determinar suas dimensões e assim prever as possíveis dificuldades do parto, dessa maneira tomando medidas de prevenção.

As melhoras do desenvolvimento muscular e do potencial de crescimento das raças de carne influenciam sobre o peso e a morfologia do bezerro ao nascimento, porém repercute igualmente no aparecimento das distocias.

Os diâmetros mais importantes para avaliação da abertura pélvica são:

Bi-ilíaco Superior (BIS)

Bi-ilíaco inferior (BII)

Sacro-púbico(SP)

O conduto pélvico forma um trapézio e, o feto assume a posição de um triângulo. Para que o feto possa sair eutocicamente é necessário que esteja em posição correta e que o seu diâmetro bi-escapular (BEF) seja compatível com o diâmetro do conduto pélvico.

Fonte: Derivaux, J e Ectors, F. 1986

Fonte: Grunert, E.; Bove, s.; Stopiglia, A.V., 1967.

As medidas da pelve são importantes não só para ocorrência de partos favoráveis como também para transferência de embriões (em relação às receptoras).

Podem-se realizar essas medidas de duas maneiras: direta ou indiretamente. 

Pelvimetria Direta

É possível realizar a medição através da palpação retal, colocando-se a mão com os dedos separados no plano vertical (medida sacro-vertebral) e no plano horizontal (cristas íleo-pectíneas). Este método apesar de aproximado pode ser útil em casos de atresia pélvica manifesta, além de se poder verificar qualquer lesão óssea que pode modificar as dimensões e a forma da pélvis.

Pode-se utilizar o compasso de Menissier-Vissac

 

Fonte: Derivaux , J. e Ectors, F., 1986

Esse compasso é composto de dois braços metálicos, com comprimento de 70 cm, um braço é fixo e outro é móvel. As extremidades internas dos braços são revestidas para evitar a produção de lesão retal.

Realiza-se uma anestesia epidural e se introduz o compasso protegido pela mão, alcançando-se o estreito anterior da pelve a extremidade fixa é colocada em um dos pontos de referência (ângulo sacro-lombar, crista íleo pectina, articulação sacro ilíaca) e se leva a extremidade móvel ao ponto correspondente.

Através do Raio X também pode-se realizar a mensuração direta.

Pelvimetria Indireta

A pelvimetria indireta se baseia na relação entre medidas corporais e a medida da pelve.

Como exemplo podemos dizer que existe uma relação entre a conformação da garupa e da pelve. Uma garupa em conformação de triângulo invertido, característico de animal de corte, geralmente é acompanhado de uma redução dos diâmetros de pelve, o que predispõe a distocias.

 

 

 

Home ] Acima ]

Envie mensagem a mcguido@mcguido.vet.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Copyright © 2003 Maria Carolina Guido
Última modificação: 18 maio, 2005